Notícias



Página inicial > Notícias

Moradores de Piquiá de Baixo protestam pela demora no processo de reassentamento

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Um bairro inteiro da cidade de Açailândia (MA) vive de maneira degradante há três décadas por conta do polo siderúrgico e industrial que rodeia o bairro causando grande poluição e perigo à saúde

Leia o boletim da Associação de Moradores de Piquiá Baixo

quinta-feira, 6 de julho de 2017

O boletim foi criado para atualizar os moradores do bairro sobre o processo de reassentamento da comunidade.

Termo de Cooperação é assinado pela ACMP, Vale S.A e Caixa Econômica Federal

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Na manhã desta quarta-feira, 21, foi assinado o Termo de Cooperação e Parceria entre a Associação Comunitária dos Moradores de Piquiá de Baixo (ACMP), Fundação Vale, Vale e Caixa Econômica Federal (CEF). Esse termo vinha sendo discutido há mais de 1 ano, tempo em que foi acordado valores e responsabilidades.

Leia as edições 4, 5 e 6, do boletim da Associação de Moradores do Piquiá de Baixo

quinta-feira, 13 de abril de 2017

O boletim foi criado para atualizar os moradores do bairro sobre o processo de reassentamento da comunidade.
Esse já é o quarto boletim produzido pela associação.

Rede Iglesias y Minería apresenta ao Cardeal Turkson o grito das comunidades ameaçadas pela violência ambiental

quarta-feira, 8 de março de 2017

Em 2 de Março de 2017, membros da rede ecumênica Iglesias y Minería (IyM) [1], e outros membros destas organizações se reuniram no Vaticano com o Cardeal Peter Turkson, prefeito do Discatério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral.

Estudo confirma danos à saúde dos moradores de Piquiá de Baixo

quinta-feira, 2 de março de 2017

O caso da comunidade de Piquiá de Baixo (Maranhão, Brasil) foi tema de estudo e debate no Seminário “Poluição provocada por instalações siderúrgicas e saúde respiratória” organizado pelo Istituto dei Tumori de Milão e realizado no dia 1 de março, com significativa presença de médicos, pesquisadores e estudantes do Instituto.

Moradora informa a ONU sobre falta de avanços no caso de mais de 300 famílias vítimas de poluição

quinta-feira, 2 de março de 2017

No dia 27 de fevereiro, Joselma de Oliveira, uma mulher brasileira representando mais de 300 famílias da comunidade de Piquiá de Baixo, vítimas da poluição provocada pelos empreendimentos mineiros e as empresas siderúrgicas instaladas em Açailândia (MA, Brasil) vinte anos atrás, apresentou novas informações e uma atualização da situação às equipes dos Procedimentos Especiais das Nações Unidas que se ativaram nesse caso e à Missão Permanente do Brasil à ONU.

ACMP lança edital para seleção de Assistente Técnico Social

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

A Associação Comunitária dos Moradores de Piquiá (ACMP) lança nesta sexta-feira (24) edital para seleção de um Assistente Técnico Social, no acompanhamento ao processo de reassentamento coletivo da comunidade. O candidato (a) deverá ter graduação na área de ciências humanas: Serviço Social, Sociologia, História, Filosofia, Geografia ou Pedagogia. A vigência do contrato será de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais dois período iguais por interesse da Associação. A remuneração bruta é de R$ 2.593,66.

0 | 10 | 20 | 30 | 40 | 50 | 60 | 70 | 80 | ... | 100